A importância da assessoria jurídica imobiliária.

Questões com saúde, educação e o sonho da “casa própria” são os primeiros e maiores desejos do brasileiro, e isso já está comprovado em pesquisas.

O anseio do brasileiro é ter um lar para chamar de seu e sair do aluguel. Se é pequena, média ou grande, ou se está localizada em local não exatamente nobre não importa, o que importa é que lhe pertença. Acredite, esse é o desejo de todos aqueles que não possuem a “casa própria”.

Seja para realização de um “sonho”, seja para investimento, qualquer transação imobiliária, por mais simples que seja, é uma realidade com a qual a maioria dos brasileiros se depara em algum momento da vida.

Apesar disso, é imprescindível que a negociação imobiliária seja assessorada por um profissional especialista no assunto, pois ela não se resume apenas em burocracias de prefeituras e cartórios e termos jurídicos “estranhos” ao cidadão comum. Os impactos que o negócio pode sofrer vão muito além da segurança que o assunto demanda.

Aqui está a importância da assessoria jurídica imobiliária, que tem por escopo buscar a melhor técnica e o melhor suporte jurídico, econômico e negocial para a transação.

Na prática, a assessoria jurídica imobiliária vai fazer uma varredura nas informações e documentos apresentados (das partes envolvidas e do imóvel) e vai apresentar a solução jurídica mais segura possível, apresentando, inclusive, eventuais riscos - presentes e futuros -.

Por conta da expertise do profissional, esta análise é bem mais profunda e detalhada do que aquelas rotineiras, quando então é auditado documentos e informações que podem gerar implicações fiscais, tributárias, ambientais, cíveis, trabalhistas, etc. em diversas esferas (municipal, estadual e federal).

Nós, do escritório Nilson Azevedo Advogados, sabemos que nem todos os riscos envolvidos num negócio imobiliário se extrai meramente do registro do imóvel ou dos documentos apresentados pelas partes, isto porque que a verificação e a análise da documentação requerem conhecimento jurídico para que se constate o alcance de situações legalmente previstas no negócio.

Ainda que a assessoria jurídica imobiliária ou due diligence imobiliária não seja um serviço que somente se presta a “dificultar a transação”, como alguns equivocadamente comentam, é através dela que identificamos os principais problemas que podem afetar diretamente a transação.

Ao final, o investimento suportado pela parte interessada significa economia, de tempo e também de recursos financeiros, pois, como sabemos, temos no Brasil mais de 30 milhões de imóveis irregulares.

Portanto, tratando-se de transações imobiliárias, a melhor escolha é a contratação de uma assessoria especializada, capaz de realizar a análise necessária para proteger seu investimento, minimizar riscos e não deixar seu sonho imobiliário tornar-se um pesadelo.

LEIA O NOSSO PRÓXIMO ARTIGO

News - Nilson Azevedo

Questões com saúde, educação e o sonho da “casa própria” são os primeiros e maiores desejos do brasileiro, e isso já está comprovado em pesquisas..

Nilson Azevedo



Entre em contato através do WhatsApp